mailing_topo.gif
         

 

Boa tarde Amigos(as) Lotéricos(as)

 

IMPORTANTE

 

FEBRALOT ENVIA OFÍCIO PARA PRESIDENTE DA CAIXA - PEDRO GUIMARÃES E PARA O MINISTRO DA CIDADANIA - SR. JOÃO ROMA – SOLICITANDO A IMEDIATA DISPONIBILIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAQUE DO AUXILIO EMERGENCIAL PELAS UNIDADES LOTÉRICAS.

 

logo febralot.JPG

OF.FEBRALOT/027/2021

 

                                                                                   Brasilia, 07 de Abril de 2021

 

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

SR PEDRO GUIMARÃES

PRESIDENTE

 

Senhor Presidente,

A Rede Lotérica solicita encarecidamente a liberação do saque do Auxílio Emergencial, de forma imediata, diferentemente do que está previsto no calendário.

A Rede destaca o papel desempenhado pelas unidades lotéricas durante a primeira fase do Auxílio Emergencial, inclusive sendo considerada como serviço essencial para a população, além da adoção de todas as orientações sanitárias, conforme decretos municipais, estaduais e federal.

A Rede implementou o distanciamento durante o atendimento dos clientes, disponibiliza alcool ou água e sabão para higiene das mãos entre tantas outras medidas.

Diante da realidade, divulgada diariamente pelos meios de comunicação, de uma população que está em dificuldades, como a falta de comida, e requer o saque imediato do benefício,  reforçamos o pedido de uma reflexão sobre os assuntos a serem expostos a seguir:

1. O Auxílio Emergencial de 2021 possui um valor menor que o pago no ano passado, o que garante a circulação do papel moeda na Rede, e mercado financeiro. A disponibilidade do benefício seria garantido pela Rede Loterica, reduzindo o intervalo de 30 dias entre o depósito e a liberação de saque;

2. A Rede Lotérica possui 13 mil unidades em contrapartida das quatro mil agências Caixa; (mais que 3x)

3. As agências lotéricas estão presentes em 98% do território Nacional, e diante disso, estaria reduzindo a quase zero,  a locomoção da população para outros municípios, evitando a chance de circulação do novo coronavírus;

4. Quando um beneficiário saca na casa lotérica do seu município, o valor monetário circula naquele município gerando renda e emprego. Isso é valorizar os pequenos municípios.

5. A quantidade de funcionários da Caixa Econômica, na função de caixa nas agências bancárias, é inferior a quantidade de operadores das Unidades Lotéricas, hoje a Rede Lotérica é composta por 50 mil terminais;

6. A faixa etária dos funcionários das loterias é menor que os funcionários da Caixa.

7. A Rede Lotérica possui um horário diferenciado, disponibilizando na maioria das unidades, um atendimento de 7h às 19h, enquanto que as agências estão com um expediente de 8h às 13h.

8. A quantidade e o custo de hora extra que a Caixa está pagando para os seus funcionários é muito alto. Isso encarece o custo da operação para o Governo Federal.

9. O intervalo para o saque do benefício, tem provocado uma corrida para abertura de contas em bancos digitais. Diante disso, para antecipar o saque, é realizado um boleto ou PIX entre a conta Caixa e o Banco Digital. A Caixa está sendo um degrau para os bancos digitais.

10. Outra pratica adotada, é realizada pelos comerciantes onde é praticado um "aumento" no preço final da compra, com o intuito de disponibilizar um "troco" para o beneficiário, que antecipa o saque do Auxílio Emergencial.


11. A criação de um mercado paralelo, onde "agiotas", tem cobrado ou exigido valores em dinheiro aos beneficiários para antecipar o saque do benefício.


12. As agências da Caixa tem apresentado diariamente aglomerações, enquanto que a Rede Lotérica tem estado com suas lojas vazias, com funcionários ociosos.


Diante dos argumentos relatados, reforçamos novamente o pedido para liberação do saque do Auxílio Emergencial, de forma imediata após o crédito na conta digital.

Ressaltamos o papel da Rede Lotérica como banco social, e nos colocamos a disposição para ajudar e contribuir no que for necessário para que o Brasil, e milhões de brasileiros possam superar essa situação.

 

Com nosso respeito e consideração

01.10 assinatura jodismarCapturar.JPG


 

logo febralot.JPG

 

Of. FEBRALOT Nº 028/2021    

                                                                                       Brasília 07 de Abril de 2021

 

  

MINISTÉRIO DA CIDADANIA

EXMO. SR. JOÃO ROMA

M.D. MINISTRO

 

Senhor Ministro,

A Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – FEBRALOT, Entidade de 2º Grau representante legal da Rede de Loterias, vem respeitosamente solicitar a valiosa interceção de V.Exa., no sentido de que possamos atender à população beneficiada pelo Auxílio Emergencial, de forma imediata, antecipando-nos ao calendario programado pelo Governo Federal. 

É de conhecimento público, a enorme dificuldade pelas quais vem passando a população carente de todo o país, que viu com esta pandemia aumentar ainda mais a escassez de recursos. Agora alentados pela preciosa ajuda do Governo, mesmo assim a chegada desse auxilio aos mais necessitados requer ação imediata, sendo preciso para tal que coloquemos todos os meios possiveis à disposição. 

Não há no Brasil, nenhuma outra Rede capaz de atingir desde as capitais até os mais longuinquos e pequenos municipios. A Rede Loterica com mais de 13 mil lojas, 3 vezes mais unidades que a totalidade das agencias da Caixa Economica Federal e com igual vantagem em número de funcioanrios, tem infinitamente maior condição de atender com celeridade e eficiencia,, reduzindo o intervalo de 30 dias entre o depósito e a liberação de saque; 

Não só pelo fato de termos as Unidades Lotericas em muito maior numero, pulverizando assim o acesso da população, diminuindo o risco de aglomerações, dando acesso mais rápido ao auxilio, estaria-se evitando uma outra prática que vem se tornando rotina entre os comerciantes  em aumentar o valor das mercadorias, para possibilitar devolução de dinheiro na forma de  "troco" para o beneficiário do Auxílio Emergencial. Sem contar com os mal intencionados que se valem da necessidade imediata do recurso para achacar o cidadão, cobrando-lhes juros altos em troca de disposinilizar o valor em dinheiro antecipadamente.

Diante das razões elencadas reiteramos que, a imediata disponilização do serviço de saque do Auxilio Emergencial pelas Unidades Lotericas só traz beneficios, não só a população que terá atendida suas necessidades com a urgencia que o momento exige, mas também à Caixa que fará mais eficientemente através da Rede de Loterias seu importante papel de levar mais este beneficio social, tanto quanto ao Governo Federal , que igualmente alcançará sua meta de amparar o cidadão no enfrentamento deste momento tão dificil pelo qual todos vem passando. 

Ressaltamos o papel da Rede Lotérica como banco social, e nos colocamos a disposição para ajudar e contribuir no que for necessário para que o Brasil, e milhões de brasileiros possam superar essa situação. 

 

Com nosso respeito e consideração.

                                                      01.10 assinatura jodismarCapturar.JPG


 

CAIXA

 

09.04 APOSTA Capturar.JPG09.04 PRONAMPE Capturar.JPG


09.04 MSG Capturar.JPG

 

 

                                                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mailing_rodape.gif