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Boa tarde amigos (as) lotéricos (as)!

SEGUE ABAIXO NOTA IMPORTANTE DA FEBRALOT -VÍDEO CAIXA-COM AS PRINCIPAIS AÇÕES QUE A CAIXA ESTÁ TOMANDO PARA RESOLVER A QUESTÃO DA INSTABILIDADE DO SISTEMA DAS LOTERIAS.

 

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NOTA FEBRALOT – VÍDEO CAIXA

 

 

 

                                                                          Brasília, 24 de Setembro de 2020

 

SENHORES(AS)

 

PRESIDENTES SINDICATOS ESTADUAIS

 

EMPRESÁRIOS(AS) LOTÉRICOS(AS)

 

 

 

À Pedido da FEBRALOT, a Caixa divulgou vídeo à Rede Lotérica com as principais ações que a área de Tecnologia da Informação está  tomando para resolver a questão da instabilidade do sistema das lotéricas, principalmente na cobrança de boletos.

 

Este vídeo é fruto de várias reuniões entre FEBRALOT, Sindicatos Estaduais e CAIXA, onde após a apresentação dos problemas pela FEBRALOT, a CAIXA trouxe as ações em andamento com os respectivos prazos e como havia muitas questões técnicas, a representação dos Lotéricos pediu que fosse feito um vídeo à Rede com as explicações, ações e prazos.

 

A Caixa, tendo aceitado a proposição da FEBRALOT, pediu que o vídeo fosse feito no formato de perguntas e respostas. Proposição aceita, a FEBRALOT fez o roteiro das perguntas para elaboração do vídeo.

 

A FEBRALOT e os Sindicatos Estaduais esperam que, conforme informado no vídeo, Outubro traga melhorias e que em Novembro o problema esteja resolvido, caso contrário já se dispuseram em fazer novas ações junto à CAIXA, inclusive no apoio junto aos órgãos de controle da CAIXA, Ministério da Economia e TCU.

 

Abaixo as questões enviadas à CAIXA, algumas ainda não foram respondidas e podem fazer parte de novo vídeo:

 

1) Quais os motivos que tem levado às constantes  indisponibilidades de sistema que ocorrem entre os dias  5 e 10 de cada mês (praticamente todos os meses) e atingem a rede lotérica ?

 

 

 

2) Explique com detalhes o que o sistema CIP (Plataforma de boletos da FEBRABAN) pode interferir no sistema de loterias e também como as rotinas sistema da CAIXA podem interferir na performance do sistema lotérico.

 

3) Quais as providências que estão sendo tomadas para minimizar essas indisponibilidades?

 

4) Esses problemas geram perda financeira para o empresário lotérico e também a insatisfação do cliente que pode buscar outros canais de atendimento. isto é uma preocupação que a Caixa leva em consideração ?

 

5) Por quê o sistema de contingenciamento demora tanto para entrar e às vezes nem entra?

 

6) TI poderia disponibilizar uma sistemática confiável de comunicação da instabilidade, entrada da contingência e previsão de retorno ao normal para que pudéssemos avisar os usuários das casas lotéricas e assim melhorar o relacionamento da rede com os clientes? Assim, poderíamos avisa-los por áudio e nas TVs de propaganda.

 

7) Conforme levantado o assunto na última  vídeo com a  Febralot, o sistema deve ser corrigido, ultimamente, boletos que vencem no fim de semana não são acatados na segunda feira quando o sistema entra em contingência.

 

8) Poderia o sistema ser alterado para que na operação de depósito haja a opção, em vez de colocar o tipo da conta pelo touch da tela, poder digitar no teclado ?

 

9) Por que a programação de download de novas versões do Sistema tem um calendário tão longo? Poderia haver uma melhor programação desta atualização fazendo um cronograma mais curto é se possível por município, pois os TFLs ligados sem necessidade geram altos custos para o Lotérico.

 

10) Temos visto muitos Lotéricos reclamando da impressora cortar o bolão e não imprimir cota (“bobina patina”), os prestadores do serviço de manutenção estão creditando essa problemática à qualidade do papel da bobina, o que pode ser feito?

 

11) A questão dos boletos fraudados é muito grave para a Rede Lotérica. Quando da leitura do boleto pelo TFL, deveria aparecer na tela em negrito e com um fonte maior, bem como também uma fonte maior no nome do cliente ou mesmo piscando, a primeira linha de números onde identificamos o código do banco, talvez até a logo do banco emissor para comparar com o documento impresso.

 

12) O que a CAIXA faz junto à FEBRABAN para combater a emissão de boletos fraudados, principalmente pelos bancos digitais?

 

 13) Na questão da assistência técnica prestada à rede lotérica por empresas contratadas pela Caixa houve uma piora na qualidade e tempo de atendimento, muitos chamados ainda são fechados sem ao menos os prestadores realizarem o atendimento, isto como forma das empresas cumprirem o nível de serviço pactuado em contrato com a Caixa. Não poderíamos ter um aplicativo para que houvesse o registro dos chamados abertos pelo Lotérico e este chamado só poderia ser concluído após confirmação do atendimento e resolução do problema junto ao lotérico assim como as etapas de atendimento?

 

14) A unidade lotérica não poderia ter periféricos (impressora / pin pad) ou até 01 TFL completo de backup para suprir suas necessidades emergenciais de substituição no caso de quebra ?  Isso reduziria o tempo de indisponibilidade e consequentemente redução de perdas financeiras e de qualidade de atendimento, também possibilitaria um tempo maior para os prestadores realizarem os reparos ou substituição dos equipamentos danificados.

 

15) Na questão de desenvolvimento ou alterações nos produtos lotéricos sempre ouvimos falar que o gargalo que temos na CAIXA é na área de TI, isto procede ? O que poderia ser feito ou  o que já está sendo feito para ganhar agilidade no desenvolvimento na área de TI.

 

16) As demandas das diversas áreas do Banco junto a área de TI concorrem com as demandas da área de Loterias ?

 

17) A CAIXA poderia informar os Lotéricos que fizeram jus e requisitaram o TFL adicional de quando serão contemplados?

 

18) Existem planos de modernização para rede lotérica em termos de equipamentos ou sistemas?  Equipamentos de autoatendimento estão previstos para uso futuro na rede lotérica? Equipamentos / Sistemas que permitissem mobilidade de atendimento para que o lotérico possa atuar fora de suas instalações físicas.

 

19) Com a entrada do PIX  agora em novembro quais alterações estão previstas para serem inseridas na rede Lotérica.

 

20) Com a advento da pandemia, a digitalização da população de baixa renda  (público que utiliza muito a rede lotérica) deve ter sido antecipada em pelo menos 5 anos,  qual sua visão sobre as alterações que o PIX  vai trazer para o mercado de transações financeiras  para CAIXA e Rede Lotérica?

 

É correto o entendimento de que cias de energia, por exemplo, poderão cobrar seus usuários diretamente sem a necessidade do correspondente bancário?

 

21) Com a pandemia você acredita que houve uma maior priorização dos projetos que vão de encontro ao atendimento virtual do cliente ?  Quais são os projetos prioritários da CAIXA  na área de TI atualmente ?

 

22) Com uma possível abertura do Capital na área de Loterias ( já veiculada por diversas vezes na imprensa) e a entrada de um novo sócio da iniciativa privada,  como ficaria a estrutura de TI dessa nova empresa ? Quais benefícios / riscos nesse novo modelo de negócio?

 

DIRETORIA FEBRALOT

 

 

 

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Grande abraço!
Paulo César da Silva
Presidente

 

 

 

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