mailing_topo.gif
         

 

Bom dia, amigos (as) lotéricos (as)!

Segue abaixo ofício Febralot para o vice-presidente de varejo – Paulo Angelo – sobre as principais demandas da Rede Lotérica.

 

logo febralot.JPG

 

Oficio Febralot/225/2020

 

Brasília, 26 de Maio de 2020

 

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

À SUA SENHORIA PAULO HENRIQUE ANGELO

 VICE PRESIDENTE REDE DE VAREJO

 

Assunto: Demandas da Rede Lotérica

 

Senhor Vice Presidente,

A Federação Brasileira das Empresas Lotéricas, Entidade de 2º Grau legítima representante da Rede de Loterias, atendendo ao anseio dos Empresários Lotéricos de todo o Brasil, liderados pelos Sindicatos Estaduais filiados, vem apresentar a esta Vice Presidência os tópicos abaixo relacionados, que pela impacto que está causando na Rede, entendemos devam ser tratados com a urgência e importância necessárias ao momento.

Neste momento de PANDEMIA, se existe segmento que mais precisa ser valorizado é a categoria lotérica, diante dos sacrifícios e riscos enfrentados para preservar o atendimento da população, notadamente a mais carente.

Cerca de 70% da Rede é formada por famílias constituídas por pessoas do grupo de alto risco nesta PANDEMIA, que lidam com uma das maiores fontes de contaminação que é o dinheiro, sofrendo pressão das autoridades públicas e dos clientes, mas, mesmo diante de tamanhas dificuldades, estão todos os dias presentes,  insistindo na luta contra sua principal concorrente: a evolução tecnológica, a qual, dia após dia, reduz o seu ganha-pão.

É neste cenário que buscamos perante a Caixa, um sinal que possa clarear nosso presente conturbado e mostrar uma luz para nosso indefinido futuro.

Precisamos neste momento, que a Caixa promova ações efetivas com o intuito de proteger essa gigantesca Rede, que possui a maior capilaridade do mundo, de importância reconhecida pela população e Governo Federal, pois assim estarão protegendo a si mesmos.

E para tanto, precisamos que nos sejam dadas respostas efetivas e positivas para os seguintes pleitos:

1 - Cartão de débito/crédito, qual o real cronograma?

É inexplicável o adiamento da implantação deste serviço na Rede, notadamente pelas vantagens efetivas enumeradas em nosso ofício 105 de 26/11/19 (anexo). Veja o exemplo da implantação da conta digital e cartão digital realizado em tempo recorde para pagamento do auxílio emergencial, mesmo sabendo que a Caixa só teve custos para esta implantação, mas que é digna de elogios neste momento de PANDEMIA. Não obstante, nosso pleito traz seguramente uma redução significante dos custos da CEF, assim como propicia o aumento do seu lucro pelos motivos apresentados em nosso ofício em referência.

2 - Loterias on-line

É notório o crescimento vertiginoso dos jogos federais na internet, notadamente neste momento de pandemia pela reclusão de nossos apostadores em suas residências e a mídia maciça veiculada principalmente pela CEF. Todos sabem que o jogo é que garante o equilíbrio financeiro de nossa atividade e é justamente ele que estamos perdendo nas lojas físicas. Portanto, é muito justo nosso pleito requerido em nosso ofício 207/2020 (anexo). A Caixa não pode nos deixar de fora desta evolução, sob pena de quebra de contrato referente a não garantia do equilíbrio econômico.

3 - Aguardamos a chegada de 10.000 TFL's

No início do ano a Caixa informou a compra desses equipamentos, cuja previsão de chegada era na primeira quinzena de abril.  Já  estamos  no  final  de  maio/20, e sem notícias. Estes terminais de modelo 4020 que estão para chegar, já foram considerados pelo VP da TI da CEF como obsoletos, mas muito mais estão os em uso e que serão substituídos na Rede lotérica por estes novos, grande parte sucateados e sem peças de reposição. Portanto, é premente a necessidade da troca destes equipamentos.

4 - Linha de crédito - Sem DI

Depois do anúncio na reunião Caixa/Febralot das novas linhas de créditos foi pedido que a taxa de DI ou CDI fosse zero, tendo em vista que a operação do empréstimo ter garantia da loja, portanto, sem nenhum risco na operação, assim não precisa ser cobrado do lotérico. Ficaram de avaliar e responder o que não ocorreu até o momento.

5 - Novo modelo de padronização

Em reunião Caixa/Febralot em 23/01/2020, a CEF afirmou que para proporcionar melhor posicionamento do atendente em relação ao cliente, e para possibilitar o trabalho alternado em pé ou sentado, estava em desenvolvimento um padrão opcional, onde a altura da mesa do TFL é regulável. Pois bem, há várias loterias que já estão padronizadas no modelo atual sem esta opção, outras que estão no processo de padronização. Diante do exposto indagamos:

         5.1 - Para as lotéricas já padronizadas haverá necessidade de implementação do novo modelo?

         5.2 - Para as lotéricas que estão no processo de padronização, terão que modificar a negociação com o fornecedor incluindo o modelo novo?

         5.3 - E para os demais lotéricos como fica o cronograma da nova padronização?    

6 - Estender a ajuda da remuneração mínima e/ou adesão com remuneração   retroativa

Considerando os últimos acontecimentos em razão da PANDEMIA, deve se estender e os seus acentuados reflexos, por mais 3 meses além do previsto, entendemos ser oportuno e necessário a ampliação  da remuneração  para 6  meses. Por outro lado, devido as dificuldades ocorridas no processo da adesão no mês de abril/20, principalmente na indisponibilidade do Expresso Parceiro, reiteramos nosso pedido formalizado em nosso ofício 221/20(anexo), de liberação da adesão a remuneração mínima até 30/05/20 com efeito retroativo ao mês de abril/20, em razão da pouca adesão ocorrida em todo país, e ainda a condição deste ter sido liberado pelo Comitê Colegiado da Diretoria da Caixa para todos os lotéricos do país, portanto verba já aprovada.

7 - Cofre Inteligente

Em nossa reunião de 23/01/20, a CEF estava fazendo um estudo para incorporar o valor do aluguel do equipamento pelo lotérico, dentro do valor concedido pelo adicional complementar ao adicional de segurança. A implementação do cofre inteligente melhora sensivelmente a gestão da lotérica tanto pelo lotérico quanto pela Caixa. Precisamos saber como está a evolução deste estudo, pois existe interesse de vários lotéricos para instalação do cofre em sua loja.

8 - Boletos clonados/fraudados

O recebimento de boletos interbancários, ocasionam graves prejuízos para a Rede. Entendemos que jamais deveria ser imputado ao lotérico a responsabilidade sobre o prejuízo causado por estes boletos, estamos conscientes e convictos que esta responsabilidade deva ser da instituição financeira responsável pela emissão do boleto.

É dever das instituições financeiras, selecionar os correntistas emissores de boletos com o intuito de evitar a aplicação de golpes, cabendo às mesmas e à Febraban o controle e a prevenção desses prejuízos.

A Caixa, ao exigir do atendente lotérico a conferência dos dados do emissor do boleto, repassa o risco do seu negócio tornando o recebimento um serviço de alta complexidade e grande risco, inviabilizando a sua prestação pela Rede.

Como instituição financeira, é da Caixa a responsabilidade de prover a solução do problema perante o cliente, atuando, se for o caso, perante a instituição beneficiária do crédito objetivando o estorno, visto tratar-se de produto de crime, bem como atualizar seus sistemas visando a prevenção de tais golpes.

Por ora, são estas as principais demandas da Rede sem respostas, para as quais solicitamos especial atenção e retorno até o dia 30 do corrente mês.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

 Marco Antonio Kalikowiski                                         Orseni Ferreira Machado                    Presidente                                                          2º Vice Presidente                                                      

                           

 

 Aldemar Benvindo Mascarenhas                               Telma Cristina da Silva

Vice Presidente para Assuntos                        Vice Presidente de Relações Sindicais

Parlamentares                                                             

             

 

 Marlene Soares Falcão                                      Ricardo Amado Costa                      Vice Presidente Administrativa                            Vice Presidente Financeiro 

 


 EVITE O CONTÁGIO DA COVID-19

29.05Coronavirus-EN-1.bmp 



 
29.05 GRATIDAO Capturar.JPG
 
Abraços,

Paulo César da Silva
Presidente do SINCOEMG

 
 
mailing_rodape.gif