mailing_topo.gif
         

 

 Boa tarde Amigos(as) Lotéricos (as),

 

 

 SINCOEMG envia ofício ao prefeito de Belo Horizonte, Sr. Alexandre Kalil, sobre o novo decreto de nº17.361/2020, onde define novo horário de funcionamento das lotéricas na cidade.

 

logosindicato.JPG

Horizonte (MG), 22 de maio de 2020.

 

À

Prefeitura de Belo Horizonte

 

Att. Ex.mo Prefeito

Sr. Alexandre Kalil

Excelentíssimo senhor,

 

SINCOEMG – SINDICATO DOS COMISSÁRIOS E CONSIGNATÁRIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, entidade representativa dos empresários lotéricos do Estado de Minas Gerais, por seu presidente abaixo assinado, vem, perante os senhores, expor e requerer o seguinte:

Inicialmente, em nome de todos os empresários lotéricos do Estado de Minas Gerais, o SINCOEMG registra o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, no combate à propagação do agente viral conhecido como Coronavírus (COVID 19). Graças a esse excelente trabalho nossa Capital apresenta números de infectados muito menores do que aqueles apresentados em outros locais, permitindo, inclusive, que agora possamos começar a trabalhar a necessária reabertura, gradual e segura, dos estabelecimentos comerciais e de serviços. 

Sabemos que para isso todos foram obrigados a aceitar medidas duras e restritivas. Mas realmente o momento exigiu e exige essas medidas, a fim de preservar a saúde e a vida das pessoas, que é o bem maior a preservar.

A intenção do SINCOEMG e de todos os empresários lotéricos de Minas Gerais é continuar colaborando com essas medidas. E é por isso que este ofício se faz necessário, para requerer seja corrigido um equívoco contido no Decreto n. 17.361/2020, que poderá trazer problemas absolutamente indesejados que certamente não foram considerados.

Hoje, dia 22 de maio de 2020, o Município de Belo Horizonte publicou o Decreto n. 17.361/2020, dispondo sobre a reabertura gradual e segura dos setores que tiveram as atividades suspensas como medida de enfrentamento e prevenção à pandemia causada pelo “coronavírus”. Esse decreto manteve a autorização de funcionamento das casas lotéricas, mas definiu que o horário de atendimento ao público deveria ser de 10 às 16 horas.

Essa restrição de horário não existia antes, e realmente não deveria existir.

Explica-se:

Como é por demais sabido, os benefícios emergenciais que estão sendo pagos pelo Governo Federal são sacados na rede lotérica. Também é a rede lotérica, correspondente bancária da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, quem faz o pagamento do “bolsa família”, dos benefícios do INSS, sobremaneira da antecipação do 13º. de aposentados e pensionistas, e onde se fazem levantamentos de seguro desemprego e saques do FGTS. Também é a rede lotérica quem presta serviços bancários essenciais para a população menos assistida, que não tem acesso à rede bancária, permitindo que façam o pagamento de suas contas, façam depósitos e saques, dentre outras atividades necessárias e indispensáveis para a vida das pessoas.

Nesse momento em que parcela significativa da sociedade necessita daqueles benefícios para sobreviver, porque perderam emprego ou renda, há muitas pessoas que passaram a depender ainda mais das casas lotéricas. Isso pode ser visto principalmente nos bairros, onde muitas vezes não há sequer agências bancárias que possam atender as pessoas que lá residem. Nos bairros, ainda com mais razão, é essencial que as casas lotéricas possam atender todas essas pessoas, evitando que a população tenha que se deslocar até o centro da cidade, ou até outros bairros, para encontrar uma agência bancária.

Por isso, diminuir o horário de funcionamento das casas lotéricas poderá gerar uma aglomeração absolutamente indesejada de pessoas, tanto nas lotéricas da região central, como nas lotéricas dos bairros. Isso porque, havendo um horário menor para atendimento, deverá concentração de pessoas e formação de filas, para que todos possam ser atendidos no horário que foi permitido. Manter o horário anterior de atendimento, que era de 09:00 às 19:00 horas, evita essa concentração, permitindo que as pessoas não tenham que ir todas num mesmo horário, reduzido.

Evidentemente, não é desejado por ninguém por ninguém que concentração de pessoas ou filas nas casas lotéricas. Talvez, esse aspecto não tenha sido considerado pela equipe técnica quando da elaboração do referido Decreto n. 17.371/2020. E essa é a razão desse ofício: contribuir para encontrarmos as melhores medidas, que preservem a saúde e a vida das pessoas, permitindo que as atividades econômicas possam ser desenvolvidas de forma segura para todos.

Por tais motivos, o SINCOEMG requer se digne essa Prefeitura de Belo Horizonte em rever o referido Decreto n. 17.361/2020, autorizando as casas lotéricas a continuar funcionando no horário das 09:00 às 19:00 horas, mantidas, obviamente, as demais medidas de saúde e contenção ao contágio e propagação da infecção que já foram definidas.

Certos do atendimento a este pedido, e desde já renovando votos de elevada estima e consideração, os empresários lotéricos mineiros colocam-se mais uma vez à disposição para quaisquer providências que se fizerem necessárias.

Atenciosamente,

 

PAULO CESAR DA SILVA

Presidente do SINCOEMG


 

 

PROTEJA-SE! 

06.05 CARTAZ DO CORONA Capturar.JPG

 

Amigos sabemos que a vida de todos mudou muito, desde a triste chegada do novo cornoravírus, mas é tempo de termos esperança e de acreditarmos que dias melhores logo chegarão. Enquanto isso, através da nossa fé, vamos buscar força para continuarmos lutando para realização dos nossos sonhos. 

Tenho certeza que logo tudo isto será passado e fará parte de uma história vivida pelas nossas gerações. O importante agora é que todos se cuidem e que não deixem o medo ser maior que a esperança.

Vamos lutar para continuarmos tendo o direito ao trabalho e fazê-lo da melhor forma possível e tomando todas os cuidados necessários para nos proteger, como também proteger nossos funcionários e clientes.

Uma excelente semana para todos, com muita fé e proteção!

Abraços,

Paulo César da Silva

Presidente do SINCOEMG

 

 

 

 

 

  

mailing_rodape.gif