mailing_topo.gif

 

CARTA ABERTA DO SINDICATO DOS EMPRESÁRIOS LOTÉRICOS DE MINAS GERAIS A TODA POPULAÇÃO MINEIRA, À CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, A TODOS OS DEPUTADOS E SENADORES, E DEMAIS AUTORIDADES COMPETENTES.

 

 

O SINCOEMG – SINDICATO DOS COMISSÁRIOS E CONSIGNATÁRIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, representante dos empresários lotéricos do Estado de Minas Gerais, vem se manifestar acerca dos recentes fatos relativos ao concurso n. 2150, da MEGA SENA, fazendo-o nos seguintes termos:

 

Como é de conhecimento geral e foi amplamente noticiado, o concurso n. 2150, da MEGA SENA, sorteado no ultimo sábado, dia 11 de maio de 2019, teve um único vencedor. E foi o maior prêmio já pago na história dos concursos regulares daquela loteria: o prêmio foi de R$ 289,4 milhões. Para aumentar ainda mais atenção a respeito do evento, foi anunciado que o ganhador fez sua aposta pela internet.

 

Como é natural que ocorra, a CAIXA resolveu não divulgar o nome do ganhador. Mas também decidiu não informar nem a cidade ou Estado da Federação em que ele reside. A razão informada foi “questões de segurança do cliente e de sigilo bancário”.

 

Infelizmente, essa decisão da CAIXA de não divulgar algumas informações sobre o ganhador, ao menos no que se refere ao Estado ou à cidade do apostador, revelou-se extremamente nociva, porque alimentou as famigeradas “teses conspiratórias”.

 

Desde segunda-feira os empresários lotéricos têm sido questionados pelos clientes, muitos revoltados, questionando a credibilidade dos produtos lotéricos da CAIXA. Na internet também há vários textos e “posts”, sobremaneira em redes sociais, afirmando que o sorteio é “carta marcada”, que nisso “tem a mão de corruptos”, e coisas dese jaez.

 

Todos sabemos que se tratam de afirmação infundadas e sem qualquer sustentação.

 

Mas, infelizmente, tudo isso afeta em muito a credibilidade dos produtos da CAIXA e, por extensão, toda a rede lotérica.

 

Sabemos que não é a primeira vez que um apostador que fez seu jogo pela internet ganha um prêmio. Mas desta vez o fato ganhou enorme expressão em razão de ser o maior prêmio da história, e de haver um único ganhador.

 

Embora possa-se compreender as cautelas da CAIXA, parece-nos que a parceira perdeu uma excelente oportunidade de reafirmar a credibilidade das extrações das “Loterias Caixa”, sendo mais transparente com o fato (sem abrir mão de segurança e sigilo, é claro).

 

Mas, na verdade, esse fato comprovou que foi equivocada a decisão de realizar jogos pela internet. Essa medida retira clientes da rede lotérica, prejudicando-a em todos os servicos por ela prestados e produtos por ela comercializados.

 

E agora se vê que a realização de jogos pela internet, além de prejudicar a rede lotérica no que se refere às comissões pagas, ainda é algo que prejudica todo o negócio loterias, porque atinge seu maior capital, que é a sua credibilidade e confiança.

 

Questionar a credibilidade dos jogos lotéricos, que é o “coração” do negócio casas lotéricas, é algo que obviamente afeta todos os demais servicos prestados pela rede lotérica, já tão combalida em razão de anos de erros e equívocos na conducao dos negócios do “canal lotérico” (como somos chamados).

 

Enfim: todo esse episódio, tão danoso para a CAIXA e para a rede, impõe uma revisão da decisão de comercializar jogos pela internet. Facilmente pode-se ver que os danos que esse fato trouxe foram muito maiores do que os resultados positivos gerados.

 

A rede lotérica espera que a CAIXA realmente evolua, reconhecendo os relevantes serviços prestados pela rede lotérica para toda população, e também o importante papel que a rede lotérica desempenha nos resultados daquele banco.

  

O que se espera é que a CAIXA cumpra a promessa de lançar novos jogos, que implementa mais e melhores campanhas de marketing, que reveja as comissões pagas aos empresários lotéricos, que reveja os critérios de pagamento dos “carros fortes”, e tambem que adote medidas que dêem mais transparência e não afete a credibilidade de seus produtos e, indiretamente, toda a sua rede.

 

 

PAULO CESAR DA SILVA           Dr. Marco Vinício Martins de Sá

 

Presidente do SINCOEMG         Advogado SINCOEMG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mailing_rodape.gif